A Associação Brasileira de Gestalt-terapia e Abordagem Gestáltica (ABG) é a associação nacional dos profissionais e estudantes que se interessam e se dedicam ao estudo e à prática da abordagem gestáltica no Brasil. Com o objetivo de congregar para fortalecer, convidamos você a se juntar a nós para co-construir uma associação representativa, horizontal, com diálogo e transparência.
A fundação da Associação Brasileira de Gestalt-terapia e da Abordagem Gestáltica -ABG, teve início em outubro de 2016, no XVII Encontro Nacional de Gestalt-terapia, em Fortaleza/CE. Em assembleia, os presentes votaram pelo início dos trabalhos na direção de criar a associação, elegendo os membros responsáveis para constituir uma comissão provisória, considerada a diretoria fundadora da ABG. Composta por dois representantes de cada região do país, a nova comissão foi responsável por dar segmento às atividades de fundação da ABG, sendo eles: 1. Região Centro-Oeste, Celana Cardoso Andrade (GO) e Jorge Ponciano Ribeiro (DF); 2. Região Nordeste, João Vitor Moreira Maia (CE) e Maria Alice de Queiroz de Brito (BA); 3. Região Norte, Aldenora de Castro Cordeiro (AC) e Cintia Mara Lavratti Brandão (PA) 4. Região Sudeste, Selma Ciornai (SP) e Hugo Elidio Rodrigues (RJ); 5. Região Sul, Angela Schillings (SC) e Lázaro Castro Silva Nascimento (PR).
Quase dois anos depois, no XVIII Encontro Nacional de Gestalt-terapia, em Curitiba/PR, já estabelecida oficialmente a ABG, elegeu-se a primeira diretoria por voto direto e aberto em chapa única: "Diálogo e Transparência”. A atual diretoria da ABG, gestão 2018/2020, subdivide-se nas funções de: Presidência, Vice-presidência; Diretoria técnico-científica, Diretoria de comunicação e divulgação, Secretaria e Tesouraria, mantendo o mesmo princípio de representatividade por regiões do país: 1. Região Centro-Oeste, Celana Cardoso Andrade (GO) e Jorge Ponciano Ribeiro (DF); 2. Região Nordeste, Maria Alice de Queiroz de Brito (BA) e Sâmia Silva Gomes (CE); 3. Região Norte, Cintia Mara Lavratti Brandão (PA) e Luciane Patrícia Yano (AC); 4. Região Sudeste, Selma Ciornai (SP) e Mônica Alvim (RJ) e; 5. Região Sul, Angela Schillings (SC) e Mariana Pajaro (PR). A diversidade regional é essencial para que a Associação Brasileira de Gestalt-terapia e da Abordagem Gestáltica represente e tenha “a cara" da comunidade gestáltica brasileira.
Gestão 2021/2022 Ampliando Fronteiras: Contato e Diversidade
Gestão 2021/2022
Gestão 2019/2020 Diálogo e Transparência
Gestão 2019/2020